[: Instituto :] [: Escola Casa Via Magia :] [: Museu do Processo :]

Temas em Discussão:

Natureza e Cultura, Trilhas no Tempo da Federação

Um pulso no tempo. As cantigas das ladainhas percorrem as ruas de chão batido, palavras ao vento são carregadas por um eco que nos alcança em samba, batuques, músicas de capoeira e orações. Pulsantes, assistem às transformações da janela da casa que um dia foi de taipa. Igrejas, casarões, sobrados, terreiros e fontes fazem parte das histórias contadas por moradores dos bairros da Federação e do Engenho Velho da Federação. Isto que chamamos “presente” é um momento dinâmico, às vezes começou há cinqüenta anos, às vezes nem começou ainda.

Mundos e tempos diferentes. A origem da fé guarda sua nascente enquanto novos caminhos espirituais são trilhados com a chegada de novos centros religiosos. Em uma mesma localidade percebemos um percurso comum a todos. A ligação entre a terra e seus frutos, o sentido de comunidade pelo pertencimento a este chão, pela espiritualidade, pela luta por um espaço para fundar uma escola ou criar uma praça, um campinho de futebol. Cada um dá um pouco para construir o que é de comum a todos, um traz o trabalho, o outro um saco de cimento, cuíca e tambores.

As lembranças estão presentes no percurso. Os trilhos do passado cruzam com o presente trazendo gestos e cheiros que ainda permanecem entre uma outra esquina, nas diferenças e identificações dos sentimentos e significados.

Faz-se uma terra de bem-vindos, da qual os filhos não saem. A casa da família é construída de todos os lados, em cima, atrás, à direita, à esquerda. Quem chega é de dança e é de missa, e caminha lado a lado em direção aos festejos de São Lázaro.

As transformações acontecem ligeiras. O tempo de concreto se impõe, as ruas e avenidas são asfaltadas, cresce o número de escolas; universidades e empresas de telecomunicações se instalam. Idéias e estéticas contemporâneas surgem enquanto saberes populares são compartilhados entre gerações. O conhecimento corre através das antenas de rádio e televisão e circula entre mestres e aprendizes.
O tempo oferece um caminho a ser percorrido. Nas trilhas do passado, as memórias capturadas; nas trilhas para o futuro, o ideal de futuro a ser construído.

Voltar

  2011 ©Copyright - Todos os direitos reservados a Casa Via Magia.