[: Instituto :] [: Escola Casa Via Magia :] [: Museu do Processo :]

Festival Um Ponto Ubuntu - 2011

O FESTIVAL UM PONTO UBUNTU representa um estágio avançado da pesquisa e experiência em arte e educação do Grupo Via Magia de Teatro. Enfatiza a busca de caminhos coletivos, tendo como ponto de partida o reconhecimento do território onde se vive e, através da sua história, potencializa a afirmação pela cultura, reafirmando para o bairro onde vivemos.

O termo banto UBUNTU quer dizer “humanidade” e é amplamente utilizado para enfatizar a noção de responsabilidade coletiva. O festival, portanto, busca estreitar os laços da Casa Via Magia com a comunidade do bairro do Engenho Velho da Federação, onde está inserida desde a sua fundação e onde residem os jovens atores, de origem afro descendentes e formados nas oficinas do ponto de cultura, que, atualmente, compõem o Grupo Via Magia de Teatro.

Ligado ao trabalho de arte-educação, desenvolvido desde o início de sua formação, o grupo revela sempre o interesse pelo exercício profissional interdisciplinar, com os componentes revezando-se nos papeis de ator, diretor, criação de figurinos e cenários, produção, monitoria de oficinas, que muitas vezes são distribuídos coletivamente, de forma muito orgânica. Ele aproxima-se cada vez mais da simplicidade e do respeito pelo fazer teatral como um exercício sagrado, da investigação contínua de novas linguagens, da dedicação permanente ao seu público e à sua missão.

Conquistando um público cativo no bairro, especialmente os jovens das escolas públicas, realizam-se diversas temporadas com seu repertório, em que estão reunidos cinco espetáculos, construídos nos últimos cinco anos: Romeu & Julieta e Caetano, As Palavras, Depois do Fim, Estórias de Bichos e Engenho K.

Esses espetáculos foram apresentados em importantes eventos, como o Mercado Cultural (Salvador e Região do Médio Rio de Contas – BA), II Festival Internacional de Dourados (MS) e Festival Quarentinha do Teatro Castro Alves (Salvador).

Assim, o FESTIVAL UM PONTO UBUNTU viabilizará a continuidade das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo Via Magia de Teatro, com duração de um mês e com apresentações dos cinco espetáculos de repertório. Em cada final de semana do mês de outubro será apresentado um espetáculo de repertório diferente, proporcionando uma diversidade de propostas cênicas a partir do estudo de linguagem e proporcionando, também, espetáculos para todas as idades. Em paralelo às apresentações serão realizadas ações de formação, através de oficinas criativas, experimentações artísticas com a comunidade local, exposições de fotos e vídeos sobre o processo criativo do grupo e, no final de cada espetáculo, haverá bate-papo entre atores e platéia.

Essas atividades tem como objetivo ampliar o intercâmbio entre o Grupo Via Magia de Teatro e os jovens do bairro Engenho Velho da Federação, bem como atrair outros artistas e o público em geral da cidade de Salvador (BA). Além disso, elas fazem parte do programa do Ponto de Cultura Ubuntu na Federação, integrado ao projeto Cultura Viva, do Ministério de Cultura e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Confira o que aconteceu no Festival Um Ponto Ubuntu em 2006.

  2011 ©Copyright - Todos os direitos reservados a Casa Via Magia.