[: Instituto :] [: Escola Casa Via Magia :] [: Museu do Processo :]

Enciclopédias da Cidade

Volume I - Subúrbio Ferroviário
Fotos por Tiago Fernandes

No Subúrbio Ferroviário moram cerca de 500 mil pessoas. A região já foi cenário para fatos importantes que marcaram a história da Bahia, tais quais o descobrimento do petróleo, o conflito pela independência da Bahia no 2 de julho, com a presença de indígenas, quilombolas, holandeses e portugueses. No entanto, esta área encontra-se hoje abandonada por órgãos públicos que dificultam a inviabilizam a implantação de instrumentos culturais naquela região. Neste local um importante interlocutor é o Centro de Estudos Sofia que executa projetos de Formação de Lideranças Juvenis.

Download da Enciclopédia

Atrativos interessantes do bairro:

Vestuário
Sardinha
Grades e portões
Castelo dos sonhos possíveis



Vestuário

[: Deslimites :]Brechós: A presença dos brechós é muito comum nas ruas do Subúrbio. Sejam em pequenos estabelecimentos ou até mesmo expostos na rua, os brechós dão uma possibilidade para quem passa por dificuldades financeiras, uma vez que apresentam acervos de peças únicas, algumas específicas de uma época, em bom estado de conservação e a preços acessíveis.

Cooperativa de roupas no Lobato: No primeiro andar da escola Orlando Cônego Pereira Teles(Lobato),está sediada uma cooperativa de mulheres costureiras. Fundada em 3 de julho de 2002, produzem roupas que são vendidas e o lucro dividido entre elas. Funciona neste prédio, à noite, um grupos de Alcoólicos Anônimos, que presta auxílio à pessoas da comunidade que sofrem deste problema.

As latinhas e o vestuário: Uma das alternativas de vestuário de moradoras do Subúrbio é o crochê com lacres de latinhas de cerveja. O resultado do trabalho é muito bonito e criativo. A moradora de Mirantes de Periperi Jamile Silva, de 18 anos, faz este trabalho para vender e também para seu próprio uso.

Topo


Sardinha

A sardinha é um prato bastante comum na região do subúrbio, vindo de canoas do bairro de São João do Cabrito, o peixe é vendido a 1 real o quilo e, geralmente, é servido com farofa e consumido em casa, restaurantes, festas.

Topo



[: Deslimites :]Grades e portões

A região da suburbana apresenta como um dos principais tipos de atividades o comércio. Caracteriza-se como um dos mais diversificados, de grades e portões, alguns vindos de casarões antigos e que comumente são comprados e reutilizados em casas de arquitetura moderna, dando contrastes interessantes à arquitetura local.

Topo


Castelo dos sonhos possíveis

Criação do professor e escritor Ailton Rodrigues de Santana (ganhador do prêmio Melhor Leitura para jovens na Bienal de São Paulo em 1986), o castelo é um marco no subúrbio ferroviário. Situado na Rua Dom Pedro II, nº 158, em Periperi, com uma fachada em estilo medieval, semelhante a um castelo, tem por objetivo realizar sonhos da comunidade deixados em bilhetes à espera de sua realização.

Abriga também uma rádio comunitária e um museu ferroviário, sendo um espaço reservado para a cultura e a educação, além de prestar serviços de assistência à comunidade através da rádio Sonhos Possíveis.

E-mail para contato: sonhospossiveis@bol.com.br

Topo

Download da Enciclopédia

Para adquirí-lo, basta fazer o download dos seus arquivos em arquivo compactado .zip (Winzip). Será necessário descompactar primeiro os arquivos, eles estarão numa pasta com o nome respectivo da enciclopédia, depois é só clicar no arquivo suburbio.exe (não contém vírus). Mais informações ou dúvidas, enviar e-mail para webmaster@viamagia.com.br

  Volume I - Subúrbio Ferroviário (Tamanho do arquivo: 64,89 MB)

Topo

  2010 ©Copyright - Todos os direitos reservados a Casa Via Magia.