[: Instituto :] [: Escola Casa Via Magia :] [: Museu do Processo :]
Enciclopédias da Cidade

Volume III - Liberdade
Fotos por Tiago Fernandes

A Liberdade é o bairro mais populoso e negro da cidade e tem o segundo maior comércio popular de Salvador. Mas é longe do dinamismo da via principal, entre os becos e ruelas que a vida dos moradores se efetiva e a cena cultural do hip-hop e blocos afros se mostra, por isso o nome da enciclopédia é História e Arte nos territórios da Liberdade. Muitas associações, artistas, entidades carnavalescas, institutos e ONGs desenvolvem trabalhos nesta região. A Senzala do Barro Preto e os muitos terreiros de candomblé são visitados constantemente por pessoas de outros bairros e de outras cidades, indicando a existente força cultural e atrativa da Liberdade.

Download da Enciclopédia

Atrações interessantes da Liberdade:

Projeto Música na Escada
A bicicleta-falante
As casas subterrâneas




Projeto Música na Escada

[: Deslimites :]O espaço poderia ser apenas uma passagem, “onde todo mundo sobe e todo mundo desce”, mas dia de domingo à noite é onde os jovens da Liberdade chegam e ficam para curtir os mais diversos sons da Liberdade. É o projeto Música na Escada, articulado por Marcos Souza, baixista da banda Linha 8, com o objetivo de transformar a Escadaria da Rua Coronel Tupy Caldas em espaço cultural, onde “tudo acontece”, como ele mesmo diz numa composição feita em homenagem ao lugar. Toda semana mais de 300 jovens se encontram para ouvir o som das bandas alternativas do local, como Velório Negro, Convicção da Missão, Kentaks e Linha 8.

Com o Música na Escada, as bandas se integram e trocam experiências, e o resultado é um movimento cultural que só tem trazido visibilidade e progresso para os músicos. Um exemplo é a banda Velório Negro, que tocou com Racionais Mc’s no Aeroclube Plaza Show. Além disso, o espaço cultural foi escolhido como local de culminância do projeto No Coração da Cidade, da Fundação Gregório de Mattos, que em sua primeira edição homenageou a Liberdade.

Topo


A bicicleta-falante

Uma maneira prática e eficiente de fazer anúncios na Liberdade é através da bicicleta com autofalante, um recurso bastante utilizado no bairro. A dificuldade de transitar pelo comércio intenso e desorganizado da Lima e Silva é o principal fator que levou ao sucesso da invenção. Além disso, a bicicleta de som é um transporte econômico e ecologicamente correto, já que necessita apenas do metabolismo energético do corpo humano para funcionar!
Mas quem será o tutor dessa idéia? Ao certo, pouco se sabe. Dílson Portela Teixeira é um dos operadores da geringonça. Ele conta que foi contratado pelo filho de um vereador local, que havia montado o equipamento para fazer propaganda política, mas perdeu a eleição. O filho passou a usá-lo para ganhar dinheiro no comércio.

Topo



As casas subterrâneas

Logo na entrada da Rua Pero Vaz, uma depressão no terreno deu lugar a uma série de casas. Como são muitas, acaba m escondendo a depressão, de modo que parecem casas subterrâneas, uma característica comum na paisagem do bairro.
Os moradores, em maioria, dizem não ter problemas com alagamentos, mas reclamam do isolamento e do calor, inevitavelmente maior do que nas casas construídas nos terrenos mais altos. A vantagem é que ficam mais protegidas dos assaltos, já que o acesso é difícil. Como estão abaixo do nível da via principal, os muros são mais altos.
Quem mora em uma dessas casas é Mestre Vavá. Fica nos fundos de uma casa principal com frente para a Rua Meireles. Como o terreno tem um declive para os fundos, a casa de Seu Vavá fica isolada. A vantagem, diz o morador, é a tranqüilidade e a segurança. Em caso de assalto ou furto, o alvo mais fácil é a casa da frente. Geralmente, essas casas são construídas pelo proprietário da imóvel principal nos espaços que sobram do terreno, com uma área de acesso independente. Neste caso, o aumento da renda familiar, com o aluguel do novo imóvel, é o objetivo mais recorrente. É uma dinâmica diferente das casas nas lajes, construídas com a concessão dos parentes, sem fins lucrativos.

Topo

Download da Enciclopédia

Para adquirí-lo, basta fazer o download dos seus arquivos em arquivo compactado .zip (Winzip). Será necessário descompactar primeiro os arquivos, eles estarão numa pasta com o nome respectivo da enciclopédia, depois é só clicar no arquivo liberdade.exe (não contém vírus). Mais informações ou dúvidas, enviar e-mail para webmaster@viamagia.com.br

  Volume III - Liberdade (Tamanho do arquivo: 102,56 MB)

Topo

  2010 ©Copyright - Todos os direitos reservados a Casa Via Magia.