[: Instituto :] [: Escola Casa Via Magia :] [: Museu do Processo :]
Enciclopédias da Cidade

Volume II - Itapuã
Fotos por Cláudio Davi

Itapuã cantada por Vinicius e Caymmi, deixou de ser um bairro de pescadores e veranistas, dando origem a várias invasões que circundaram a vila original. Apesar de ainda ser considerado um “bairro-balneário”, um local ligado ao turismo e ao lazer, na prática Itapuã funciona como “centro vital” dessa região da cidade, com comércio desenvolvido e a sua estrutura de saúde e educação (que é precária) também servindo aos bairros próximos. Durante o VI Mercado Cultural um dos bairros mais bem sucedidos foi Itapuã, que conta com a presença de artistas e produtores culturais que executam trabalhos de qualidade com forte referência à cultura local.

Download da Enciclopédia

Atrações interessantes de Itapuã:

As Ganhadeiras de Itapuã
Praça Vinicius de Moraes
Feira de Itapuã



As Ganhadeiras de Itapuã

[: Deslimites :]As Ganhadeiras é um grupo que pretende revitalizar o folclore baiano, especialmente as tradições ligadas às comunidades de Itapuã e Abaeté. O nome vem das escravas que, em combinação com os seus senhores, dedicavam-se à venda de peixes, frutas e tecidos, nas ruas da cidade. Elas entoavam músicas para vender seus produtos. Esta era apenas a ponta do iceberg de uma série de habilidades artísticas.

O Grupo das Ganhadeiras faz samba de roda, que é a parte musical, mas também tem teatro, maculelê e capoeira. Já realizaram várias apresentações em faculdades, casas de show e em praças públicas, a convite da prefeitura municipal. O sucesso do grupo chamou atenção da mídia televisiva, que realizou alguns trabalhos com estes artistas de Itapuã. A TV Educadora e TV Salvador se encontram na lista das mídias que travaram contato com o grupo a fim de descobrir o porquê do sucesso.

O valor adquirido pelas apresentações é revertido em prol do grupo, um investimento direcionado a despesas básicas, mas também a figurinos e maquiagem, fundamentais para as apresentações. O Grupo das Ganhadeiras é uma verdadeira irmandade, na qual aparece a amizade e solidariedade de pessoas que moram no mesmo bairro, e tem problemas em comum.

Topo

Praça Vinicius de Moraes

[: Deslimites :]Inaugurada, em 2003, na área do Farol de Itapuã, perto de onde o poeta e compositor costumava morar. A praça foi idealizada para servir à comunidade do bairro como um espaço público de lazer e cultura. Possui jardins, dez bancos de madeira e piso de concreto, paralelepípedo e detalhes em granito.

Além disso, existem dez totens com as letras das músicas mais importantes e trechos de poemas famosos, além de uma pequena biografia do músico e um monumento em sua homenagem.

Topo



Feira de Itapuã

A feira representa uma das áreas comerciais mais antigas do bairro, tendo iniciado suas atividades há mais de 50 anos. Contam os antigos feirantes que antigamente a feira em Itapuã ocorria só nos finais de semana, e que por isso durante os dias úteis eles podiam trabalhar em feiras de outros lugares. Durante muito tempo a feira funcionou ao lado do mercado, nas imediações da Praça Dorival Caymmi.

Em 2004, o governo transferiu a feira para uma nova sede nas redondezas da Nova Brasília de Itapuã, o que causou uma melhoria nas condições de higiene, porém tem provocado descontentamento entre os feirantes e uma diminuição no número de consumidores. Atualmente, feirantes de várias partes de Salvador vão diariamente a Itapuã, vender desde horti-fruti-granjeiros até produtos eletro-eletrônicos.

Topo

Download da Enciclopédia

Para adquirí-lo, basta fazer o download dos seus arquivos em arquivo compactado .zip (Winzip). Será necessário descompactar primeiro os arquivos, eles estarão numa pasta com o nome respectivo da enciclopédia, depois é só clicar no arquivo itapua.exe (não contém vírus). Mais informações ou dúvidas, enviar e-mail para webmaster@viamagia.com.br

  Volume II - Itapuã (Tamanho do arquivo: 20,60 MB)

Topo

  2010 ©Copyright - Todos os direitos reservados a Casa Via Magia.